sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Como montar uma guitarra. Passo a passo e com projeto em escala.

Guia completo de montagem de uma guitarra. Usamos, aqui, o exemplo de uma Gibson Les Paul.


1- Planeje a construção da sua guitarra. Use, por exemplo, o guia exposto aqui (ele está em alta resolução e em escala real, para facilitar). 

2 - Prepare seu projeto e imprima-o em tamanho real sobre a base que usará.

3 - Prepare o corpo e não esqueça que, a sonoridade da mesma dependerá do que é feito seu corpo.

4 - Recorte a base, seguindo as linhas do projeto, utilizando ferramentas específicas (serras, serrotes, furadeiras, etc).

5 - Prepare o braço e o(s) encaixe(s) dele no corpo da guitarra. É mais prático comprar o mesmo pronto.
     Mas, se quiser, pode faze-lo. Basta pegar um bloco de madeira e se guiar pelo desenho. 

6 - Se comprar o braço pronto ele já virá montado com os trastes. Mas, se fizer, terá que fazer e montar os mesmos. Colocar os trastes é uma tarefa que leva tempo que por si só chega a ser uma ciência. Cada traste precisa de um canal individual para repousar e precisa ser colocado de forma que esteja centralizado entre seus vizinhos, se os trastes não estiverem igualados o braço ficará saturado com um som pungente vindo debaixo do traste (é muito chato e o som é horrível).

7 - Use uma fresa ou um cinzel para entalhe e faça a cavidade do braço. Entalhe aos poucos para que não exceda na profundidade. 

8 - Escolha a configuração dos captadores (pick up’s). O captador gera um campo magnético e capta as vibrações que a corda faz. Sem um captador, a guitarra não funciona. Existem muitos sites sobre o assunto mas, se precisar, consulte-nos.

9 - Entalhe a cavidade para os pickups. Há dois tipos de entalhes: o entalhe no topo e o entalhe na base. O entalhe no topo passa os canais para o cabeamento na parte superior do corpo e os controles são acessados de cima (por exemplo, uma Fender Stratocaster). Em um entalhe na base o cabeamento leva ao acesso na cavidade na parte de trás da guitarra (por exemplo, uma Gibson Les Paul). Basicamente, faça um buraco no corpo para cada pickup. Entalhe a cavidade de acordo com o pickup e faça buracos ou canais entre as cavidades para passar os cabos para os controles e para outros pickups.

10 - Monte a ponte. A ponte é a peça na parte de baixo da guitarra que segura as cordas na altura correta. O braço deve ser fixado permanentemente como um ponto de referência. Os nós na ponta devem estar EXATAMENTE alinhados com o capotraste (a cabeça do braço). Algumas pontes seguram as cordas nelas, enquanto outras seguram em uma peça adicional.

11 - Decore a guitarra. Escolha a cor ou acabamento que quiser e prepare o corpo para que ele fique suave ao toque usando uma lixa pesada. Para um acabamento mais pesado use tinta com laca nitrocelulose para uma aparência natural de madeira granulada. Aplique uma camada homogênea. Depois que secar, aplique outra camada. Você deve colocar pelo menos quatro camadas de tinta na guitarra. Aplique as camadas até que esteja escura o suficiente para sua preferência. Camadas limpas selam a pintura. Se você manchou o projeto para um acabamento natural, uma camada de brilho deve ser aplicada. Qualquer dúvida, consulte-nos.

12 - Encontre um diagrama de fiação e compre as peças necessárias e coloque-as na cavidade desejada.

13 - Consiga um amplificador. Eles são úteis e bons de se ter, mesmo se você achar que não precisa deles. Com os amplificadores, você pode adicionar ou remover efeitos da forma que quiser. Sem falar que alguns amplificadores são muito altos!

14 - Instale as peças e faça os ajustes. A regra geral para a altura da corda é de aproximadamente 0,5mm no primeiro traste e aproximadamente 0,3mm no traste sete com o traste 22 rebaixado.

15 - Ajustar a guitarra (e sua afinação) é um pouco tedioso e diferente para cada guitarra. 

Dicas: Esse processo é demorado e exigirá muita atenção e pesquisa. Compra dos componentes, preparação, instalação e até a finalização exigirá muito da sua paciência. Mas, será muito proveitoso pois, será a sua guitarra e com a sua marca. 

Não esqueça que pode não funcionar da primeira vez. 

O projeto aqui exposto é de Gibson Les Paul. Para outros modelos, pesquise em sites especializados ou nos informe, via e-mail (phpstudio@ymail.com) e lhe enviaremos o modelo desejado. 

Boa sorte e, no que precisar, estamos aqui para ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção pessoal que curtem um bom Rock'n Roll... tá chegando a hora do maior e melhor festival de rock do planeta! O Festival POA...