terça-feira, 21 de novembro de 2017

Hollywood Rock... um dos maiores festivais de rock da América!!!

Uma marca de cigarros concretizou o sonho de muitos.
Ninguém imaginava um festival de rock no Brasil ou na América do Sul mas, depois do sucesso do Rock In Rio, em 1985, os empresários se deram conta do sucesso que poderia ser. Não que não existissem roqueiros por aqui ou que fosse pouco valorizado (basta lembrar os shows menores e anteriores para ver que não) é que, simplesmente, nunca apostaram como deveriam, na boa música. Uma visão estreita de quem achava que o país só compraria eventos mais populares. Mas, depois do sucesso do Rock in Rio, foi o Hollywood Rock que assumiu a frente e não se fixou no Rio mas, também, em São Paulo. A maior cidade do país exigia um evento desse porte.

Um balão de ensaio, o primeiro Hollywood Rock havia acontecido no Rio, em 1975, mas só com artistas e bandas nacionais e sem maiores pretensões, por pura diversão do organizador - Nelson Motta. Por que? Porque eram todos amigos do cara, estavam dispostos a repetir aqui o que viam lá fora e tentar conseguir patrocínio. E conseguiram. Empresários viram o sucesso (principalmente nas bilheterias) e o público adorou a ideia. Mas, um evento daquele porte exigia altas somas, muita publicidade e organização. Algo com que só uma empresa de porte poderia arcar.

Ciente disso, a Souza Cruz, uma enorme empresa de cigarros com trânsito em toda America latina e um orçamento invejável resolveu ousar, assumindo a empreitada, criando em 1988 o primeiro grande evento de rock e em dois finais de semana, um em São Paulo, outro no Rio, com shows em estádios, pra grandes públicos; e nomes relevantes da música pop e rock nacional e internacional. Eles financiaram o primeiro e viram o sucesso que foi por isso resolveram retomar a ideia e então, nascia o Hollywood Rock.

O evento existiu por sete edições (1988, 1990, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996), trouxe nomes como Nirvana, L7, Living Colour, Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones (em seu primeiro show no Brasil), Page & Plant e muitos outros. O sucesso foi estrondoso e só não aconteceu em 1991 por coincidir com a segunda edição do Rock In Rio - acreditava-se não haver espaço e publico para dois festivais - mesmo que tenham sido vendidos ingressos em cinco moedas diferentes. Vamos relembrar cada uma das edições:

1975 - Embora não oficial, a primeira edição do Hollywood Rock ocorreu no Estádio de General Severiano, em 1975, e foi organizada por Nelson Motta. O festival rolou durante quatro sábados, e contou apenas com artistas nacionais. Dentre as atrações, estiveram Celly Campelo, Erasmo Carlos e os grupos O Peso e Vímana, que não chegou a tocar todo o repertório devido a problemas na aparelhagem. Destaque para os shows de Rita Lee & Tutti-Frutti, Os Mutantes, Veludo e Raul Seixas. Segundo Nelson Motta, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas a cada dia. Foi produzido um disco e o documentário do festival, lançado no mesmo ano com o título Ritmo Alucinante.

Chamadas curtas e simples.
1988 - A primeira edição oficial trouxe shows em quatro noites em cada cidade (Estádio do Morumbi, em São Paulo e a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro). O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento mas, teve também, UB40 abrindo para Simple Minds, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Pretenders, Simply Red e Duran Duran.

A programação foi assim:
1ª noite - Ira!, Titãs e Pretenders.
2ª noite - Paralamas do Sucesso, UB40 e Simple Minds.
3ª noite - Ultraje a Rigor, Simply Red e Duran Duran.
4ª noite - Lulu Santos, Marina e Supertramp.


Todos os shows foram transmitidos, a partir de 1992.
1990 - O festival se organizava cada vez mais e se tornava conhecido mundialmente com fãs vindos de todas as partes do planeta. Mesmo assim, por motivos nunca explicados, nessa edição (e nas seguintes) tivemos "apenas" três shows - ao invés de quatro mas, a qualidade técnica não caiu, pelo contrário, tivemos os shows do calibre de Bob Dylan, Marillion, Bon Jovi (aproveitando a carona na turnê do álbum New Jersey), Eurythmics, Tears For Fears e Terence Trent D'arby. As atrações nacionais foram Barão Vermelho, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial. Gilberto Gil, que abriria para Bob Dylan mas, acabou não participando devido ao acidente de carro, na véspera do show (que matou o seu filho baterista da banda). Acabou substituído por Margareth Menezes.

Como foi:
1ª noite - Gilberto Gil (Margareth Menezes), Eurythimics e Bob Dylan.
2ª noite - Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Marillion e Bon Jovi.
3ª noite - Barão Vermelho, Lobão, Tears for Fears e Terence Trent D’arby.

1992 - A terceira edição teve atrações como Living Colour, EMF, Seal, Jesus Jones, Skid Row e Extreme e, em São Paulo, mudou para o Estádio do Pacaembu, enquanto a edição do Rio de Janeiro continuou no Sambódromo. As atrações nacionais foram Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cidade Negra.

1ª noite - Lulu Santos, EMF ,Living Colour e Live.
2ª noite - Cidade Negra, Jesus Jones, Seal e Titãs / Paralamas do Sucesso.
3ª noite - Barão Vermelho, Extreme e Skid Row.


Kurt e Courtney Love, no aeroporto de Guarulhos. 
1993 - Na quarta edição, o grunge explodia em todo mundo e artistas do gênero, como Nirvana, Alice in Chains e L7 comandaram o festival, junto com o Red Hot Chili PeppersSimply Red. A nota negativa ficou por conta do Nirvana. Tanto em São Paulo como no Rio houve muita discussão entre os fãs e a mídia. Kurt Cobain cuspiu nas lentes de todas as câmeras da tevê colocadas em torno do palco (o show foi transmitido ao vivo pela) e quase destruiu os equipamentos do palco. Algumas cenas do concerto do Nirvana no Rio de Janeiro podem ser vistos no documentário Live! Tonight! Sold Out!!. Devido a imensa procura por ingressos, os shows de São Paulo retornaram para o Estádio do Morumbi, local bem mais amplo e as atrações nacionais foram Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, De Falla, Dr. Sin e Midnight Blues Band.

1ª noite - De Falla, Biquini Cavadão, Alice in Chains e Red Hot Chili Peppers.
2ª noite - Dr. Sin, Engenheiros do Havaí, L7 e Nirvana.
3ª noite - Midnight Blues Band, Maxi Priest e Simply Red.


Até nos cartazes e chamadas aprendemos com o festival.
1994 - A quinta edição já era um mega evento e aguardado ansiosamente por todos. Os problemas da edição anterior chamaram a atenção e, propositalmente, só vieram artistas e bandas comprometidos com o respeito a todos (sic!). Aerosmith, Poison, Ugly Kid Joe, Live, Whitney Houston e Robert Plant além das bandas nacionais Sepultura, Titãs e Skank, Fernanda Abreu e Jorge Ben Jor fizeram a festa e sem maiores problemas - estariam comprometidos mesmo?

1ª noite - Titãs, Poison e Aerosmith.
2ª noite - Live, Sepultura, Ugly Kid Joe e Robert Plant.
3ª noite - Skank, Fernanda Abreu, Jorge Ben Jor e Whitney Houston.


Page & Plant foi o mais próximo do Led que vimos por aqui.
1995 - A sexta edição começou com problema - A programação era para ocorrer em duas noites no Estádio do Morumbi porém, devido à interdição pela prefeitura da cidade, os shows foram transferidos para o  Pacaembu. E o Rio de Janeiro perdeu uma noite, ficando só com duas e no Estádio do Maracanã. Além disso, a primeira noite em São Paulo, foi com muita chuva. O Barão Vermelho tocou sob uma verdadeira tempestade e teve problemas com seus instrumentos e Rita Lee não pode tocar na primeira noite, devido a falta de condições técnicas causada pelo temporal. A grade de shows, acabou se reduzindo à apenas 4 atrações e apenal duas noites no Rio mas, ninguém se importou muito afinal, todos os shows estiveram lotados - quem perderia a chance de ver Spin Doctors, Rita Lee, Barão Vermelho e, principalmente, Rolling Stones???

1ª noite - Barão Vermelho, Rita Lee, Spin Doctors e The Rolling Stones.
2ª noite - Barão Vermelho, Rita Lee, Spin Doctors e The Rolling Stones.
3ª noite - The Rolling Stones (apenas em São Paulo).


Praça da Apoteose se rendeu ao rock n'roll.
1996 - E chegamos ao último Hollywood Rock. O festival ocorreu em janeiro de daquele ano e teve como atrações Page & PlantThe CureSmashing Pumpkins, Supergrass, White Zombie, Urge Overkill, Steel Pulse, Aswad e Black Crowes, além das nacionais Pato Fu, Raimundos, Cidade Negra e Chico Science e Nação Zumbi. Gilberto Gil recebeu convidados no palco, entre eles Lobão, Lulu Santos e Fernanda Abreu. Em São Paulo, os shows ocorreram no Estádio do Pacaembu.

1ª noite - Chico Science, Cidade Negra, Steel Pulse, Aswad e Gilberto Gil.
2ª noite - Raimundos, Urge Overkill, The Black Crowes, Page & Plant.
3ª noite - Pato Fu, Supergrass, White Zombie, Smashing Pumpkins e The Cure.

Mas, como tudo que é bom... um dia termina. O Hollywood Rock acabou por conta de uma lei - Desde 1996, ficou proibido que qualquer marca de cigarros ou álcool patrocinassem eventos culturais. Uma lei benéfica e bem vinda porém, acabou com um dos melhores eventos de rock do país (além do Free Jazz Festival, outro que se foi).

Mas foi bom enquanto durou. Ficou o prazer de ver tantas estrelas do rock e do pop juntos e ver o país se abrir para outros eventos. 


2 comentários:

  1. Boa lembrança. Me fez viajar no tempo. Valeu amigos.

    ResponderExcluir
  2. Desculpe mas a Erros na colocação dos shows de 1990 na primeira noite , estava lá foi em 18 de janeiro, abriu a noite de shows Gilberto Gil, depois Tears For Fears, ai sim o mais esperado Bob Dylan

    ResponderExcluir

Atenção pessoal que curtem um bom Rock'n Roll... tá chegando a hora do maior e melhor festival de rock do planeta! O Festival POA...