segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Morre Dolores O’Riordan, a voz e a alma do The Cranberries

 Dolores O’Riordan, a singular e inconfundível voz de The Cranberries morreu ontem (15 de janeiro), de forma repentina, aos 46 anos. “A líder da banda irlandesa The Cranberries estava em Londres para uma sessão de gravações”, afirmou o representante do grupo em um comunicado sem maiores detalhes. “A família de Dolores O’Riordan está arrasada com a notícia e pediu privacidade neste momento tão difícil”, acrescentou. A polícia confirmou a informação e acrescentou que o corpo da cantora foi encontrado no hotel Park Lane da capital britânica às 9h05.

Em 1990, em Limerick (Irlanda), os Cranberries Saw Us, formado pelos amigos Noel Hogan (guitarra), Michael Hogan (baixo) e Fergal Patrick Lawler (bateria) procuravam um vocalista já que Niall Quinn resolveu seguir outros rumos. Antes de sair da banda, porém, indicou uma amiga da namorada. Era Dolores O’Riordan, que cantava desde os três anos de idade e estava à procura de uma oportunidade. 

Já no primeiro ensaio, Dolores (uma adolescente inquieta) mostrou que o time estava completo. Cantando e tocando teclados, ela compôs o que viria a ser o primeiro sucesso da banda - Linger.

Em setembro do mesmo ano, eles já estavam fazendo shows e afinando a parceria entre Dolores e Noel, nas composições. Gravaram uma fita demo com seis canções e distribuíram para algumas gravadoras e produtores. Uma dessas, chegou até a Island Records, em 1991, que se interessou pelo material e fechou um contrato que previa o lançamento de seis discos do grupo. 

Eles mudaram o nome que antes fazia um trocadilho com molho e uma fruta típica da Irlanda mas que, comercialmente, era muito longo, passando então, para apenas The Cranberries e assim fizeram a primeira turne britânica, para logo em seguida, atravessar o Atlântico e ganhar a América.  

Dali em diante, o grupo conheceu o sucesso com muitos shows, discos e fama. Nesse início, eles tiveram a ajuda do produtor Stephen Street, o mesmo dos The Smiths.  

Apesar do sucesso que obtiveram, eles resolveram em 2003 para que pudessem cuidar dos seus projetos solos. Dolores estava engravida de seu terceiro filho e os demais tinham outros interesses. O grupo retorna em 2009 com a Reunion Tour, uma turnê mundial vindo, inclusive ao Brasil pela primeira vez. 



O grupo gravou sete discos e estava preparando um novo trabalho, ainda sem nome.

Em 2007, Dolores lançou o álbum solo Are You Listening?, seu único trabalho solo, com todas as doze faixas escritas e descritas por ela "como um registro de suas experiências nos últimos anos, um diário íntimo transformado em canções".

Dolores era casada e mãe de três filhos (Taylor, Molly e Dakota Rain) além de um enteado, filho do primeiro casamento de Don Burton, seu marido desde 1994.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção pessoal que curtem um bom Rock'n Roll... tá chegando a hora do maior e melhor festival de rock do planeta! O Festival POA...