A formação inicial dos Lynyrd Skynyr |
Mesmo assim e apesar dos membros sobreviventes terem, por pouco, escapado da morte, a banda continuou - apesar, claro, das marcas que ficaram.
Após o hiato de dez anos, a banda ressurgiu com Johnny Van Zant, irmão mais novo de Ronnie, à frente, voltou aos concertos, trouxe novos trabalhos, mas infelizmente, nunca se igualaram à qualidade dos primeiros. Passados quarenta anos, o espírito da banda permanece intocável, contagiando aqueles que procuram no rock algo mais profundo e inspirador.
A banda foi formada nos anos 60 em Jacksonville, Flórida, por um grupo de vizinhos e colegas de escola e tinha Ronnie Van Zant como vocalista e líder do grupo, o baterista Robert Burns, os guitarristas Gary Rossington e Allen Collins, e ainda o baixista Larry Junstrom. O nome, pra lá de estranho, foi inspirado no nome do professor de educação física Leonard Skinner da turma - um cara muito tirano e que não permitia o uso de cabelo comprido. Ironicamente, o tal professor é hoje um grande fã da banda.
O primeiro álbum, que tem o nome na pronuncia correta, foi lançado em 1973 e conta com Ed King na guitarra Rítmica e sem Larry Junstrom, teve uma ótima recepção tanto da crítica como publico e até hoje permanece na lista dos 500 melhores álbuns de rock de todos os tempos, segundo a revista Rolling Stone. Canções como Tuesday’s Gone, Gimme Three Steps, Simple Man e Mississipi Kid ainda hoje fazem sucesso. Tem ainda a ótima Free Bird e seu solo da guitarra de Allen Collins - um dos melhores do rock.
Mas por ironia do destino, três dias após o lançamento do álbum de 77, acontece o acidente que mudaria a história da banda. Ronnie Van Zant, carismático líder e vocalista, e Steven Gaines perderam a vida (além de Cassie Gaines, irmã de Steven, o piloto, o co-piloto e o manager da banda). Os demais integrantes além do choque, saíram com ferimentos graves.
A formação atual |
Assim, a banda foi desfeita. Os Lynyrd Skynyrd nunca mais seriam os mesmos.
Mas... Em 1987, Johnny, o irmão mais novo de Ronnie Van Zant, reergueu a banda, chamando alguns dos sobreviventes da tragédia de 1977 e juntando outros músicos, continuando, assim, o trabalho do irmão.
E o retorno foi em grande estilo. Lynyrd Skynyrd mantem o mesmo estilo e lançou outros trabalhos: Lynyrd Skynyrd 1991 (1991), The Last Rebel (1993), Endangered Species (1994), Twenty (1997), Edge of Forever (1999), Christmas Time Again (2000), Vicious Cycle (2003), God & Guns (2009) e Last of a Dyin’ Breed (2012).
Ronnie Van Zant e Steven Gaines amigos desde a infância |
Mesmo com a lacuna dos dez anos de parada, a banda soma 50 anos de história e é ainda considerada uma das mais icônicas do cenário mundial. Foram mais de trinta os músicos que contribuíram nos catorze álbuns e mesmo sem Ronnie, Steve e Allen, eles continuam os velhos sucessos. E criando novos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário