Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia. Num sentido mais amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). Ou, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos.
Como todas as artes, a música é uma manifestação cultural de um povo e mostra essa manifestação em determinada época e local (região). A música é um veículo usado para expressar os sentimentos.
A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais. Música sacra (religiosa), a erudita, popular, folclórica são as principais e cada uma dessas variedades possuem uma série de subgêneros e estilos.
Música erudita - Música erudita ou clássica é uma música bem elaborada, que foge das tradições populares. É uma música culta, caracterizada pela simetria e equilíbrio sonoro. Teve sua origem na necessidade de aumento do poder expressivo das melodias nos ofícios religiosos. A expressão "música clássica" passou a ser usada para representar a evolução musical no século XIX, chamado século de ouro, dos grandes compositores.
Ópera - Ópera é uma obra dramática em que o teatro, a música e a poesia se completam. A ópera é um gênero teatral dramático, encenado junto com a música instrumental e o canto, no qual se sobressai um solista, representado por cantores com timbres vocais que vão do mais agudo até os mais graves. É encenada com os elementos do teatro, como enredo, coreografia e vestuário, em conjunto com a música instrumental e o canto. Vale lembrar que ópera é o plural de opus, que no latim significa obra de arte. A ópera surgiu na Itália, e geralmente é apresentada em latim ou italiano.
Popular - Música popular é aquela que tem uma letra predominantemente romântica, jovem, dançante e com refrões fáceis de memorizar. O rock foi um dos mais bem sucedidos gêneros dessa variedade. Com melodias suaves e ritmos dançantes, o pop (como se convencionou chamar a música popular) se enraizou na cultura da juventude urbana, virou sucesso comercial e é um dos mais bem sucedidos gêneros da música contemporânea.
Tradicional - Música tradicional ou folclórica é aquela que simboliza as tradições e costumes de um povo, e são passadas de geração a geração, como parte dos valores e da identidade de um povo. A música tradicional representa as crenças e as tradições de uma determinada região. Grande parte da música folclórica possui letra de fácil memorização e está ligada às festividades, envolvendo danças típicas de uma determinada cultura.
Que acham, então, do que se escuta hoje em dia? Tudo é música?