Uma marca de cigarros concretizou o sonho de muitos. |
Um balão de ensaio, o primeiro Hollywood Rock havia acontecido no Rio, em 1975, mas só com artistas e bandas nacionais e sem maiores pretensões, por pura diversão do organizador - Nelson Motta. Por que? Porque eram todos amigos do cara, estavam dispostos a repetir aqui o que viam lá fora e tentar conseguir patrocínio. E conseguiram. Empresários viram o sucesso (principalmente nas bilheterias) e o público adorou a ideia. Mas, um evento daquele porte exigia altas somas, muita publicidade e organização. Algo com que só uma empresa de porte poderia arcar.
Ciente disso, a Souza Cruz, uma enorme empresa de cigarros com trânsito em toda America latina e um orçamento invejável resolveu ousar, assumindo a empreitada, criando em 1988 o primeiro grande evento de rock e em dois finais de semana, um em São Paulo, outro no Rio, com shows em estádios, pra grandes públicos; e nomes relevantes da música pop e rock nacional e internacional. Eles financiaram o primeiro e viram o sucesso que foi por isso resolveram retomar a ideia e então, nascia o Hollywood Rock.
O evento existiu por sete edições (1988, 1990, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996), trouxe nomes como Nirvana, L7, Living Colour, Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones (em seu primeiro show no Brasil), Page & Plant e muitos outros. O sucesso foi estrondoso e só não aconteceu em 1991 por coincidir com a segunda edição do Rock In Rio - acreditava-se não haver espaço e publico para dois festivais - mesmo que tenham sido vendidos ingressos em cinco moedas diferentes. Vamos relembrar cada uma das edições:
1975 - Embora não oficial, a primeira edição do Hollywood Rock ocorreu no Estádio de General Severiano, em 1975, e foi organizada por Nelson Motta. O festival rolou durante quatro sábados, e contou apenas com artistas nacionais. Dentre as atrações, estiveram Celly Campelo, Erasmo Carlos e os grupos O Peso e Vímana, que não chegou a tocar todo o repertório devido a problemas na aparelhagem. Destaque para os shows de Rita Lee & Tutti-Frutti, Os Mutantes, Veludo e Raul Seixas. Segundo Nelson Motta, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas a cada dia. Foi produzido um disco e o documentário do festival, lançado no mesmo ano com o título Ritmo Alucinante.
Chamadas curtas e simples. |
1988 - A primeira edição oficial trouxe shows em quatro noites em cada cidade (Estádio do Morumbi, em São Paulo e a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro). O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento mas, teve também, UB40 abrindo para Simple Minds, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Pretenders, Simply Red e Duran Duran.
A programação foi assim:
1ª noite - Ira!, Titãs e Pretenders.
2ª noite - Paralamas do Sucesso, UB40 e Simple Minds.
3ª noite - Ultraje a Rigor, Simply Red e Duran Duran.
4ª noite - Lulu Santos, Marina e Supertramp.
Todos os shows foram transmitidos, a partir de 1992. |
Como foi:
1ª noite - Gilberto Gil (Margareth Menezes), Eurythimics e Bob Dylan.
2ª noite - Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Marillion e Bon Jovi.
3ª noite - Barão Vermelho, Lobão, Tears for Fears e Terence Trent D’arby.
1992 - A terceira edição teve atrações como Living Colour, EMF, Seal, Jesus Jones, Skid Row e Extreme e, em São Paulo, mudou para o Estádio do Pacaembu, enquanto a edição do Rio de Janeiro continuou no Sambódromo. As atrações nacionais foram Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cidade Negra.
1ª noite - Lulu Santos, EMF ,Living Colour e Live.
2ª noite - Cidade Negra, Jesus Jones, Seal e Titãs / Paralamas do Sucesso.
3ª noite - Barão Vermelho, Extreme e Skid Row.
Kurt e Courtney Love, no aeroporto de Guarulhos. |
1ª noite - De Falla, Biquini Cavadão, Alice in Chains e Red Hot Chili Peppers.
2ª noite - Dr. Sin, Engenheiros do Havaí, L7 e Nirvana.
3ª noite - Midnight Blues Band, Maxi Priest e Simply Red.
Até nos cartazes e chamadas aprendemos com o festival. |
1ª noite - Titãs, Poison e Aerosmith.
2ª noite - Live, Sepultura, Ugly Kid Joe e Robert Plant.
3ª noite - Skank, Fernanda Abreu, Jorge Ben Jor e Whitney Houston.
Page & Plant foi o mais próximo do Led que vimos por aqui. |
1ª noite - Barão Vermelho, Rita Lee, Spin Doctors e The Rolling Stones.
2ª noite - Barão Vermelho, Rita Lee, Spin Doctors e The Rolling Stones.
3ª noite - The Rolling Stones (apenas em São Paulo).
Praça da Apoteose se rendeu ao rock n'roll. |
1ª noite - Chico Science, Cidade Negra, Steel Pulse, Aswad e Gilberto Gil.
2ª noite - Raimundos, Urge Overkill, The Black Crowes, Page & Plant.
3ª noite - Pato Fu, Supergrass, White Zombie, Smashing Pumpkins e The Cure.
Mas, como tudo que é bom... um dia termina. O Hollywood Rock acabou por conta de uma lei - Desde 1996, ficou proibido que qualquer marca de cigarros ou álcool patrocinassem eventos culturais. Uma lei benéfica e bem vinda porém, acabou com um dos melhores eventos de rock do país (além do Free Jazz Festival, outro que se foi).
Mas foi bom enquanto durou. Ficou o prazer de ver tantas estrelas do rock e do pop juntos e ver o país se abrir para outros eventos.