sábado, 9 de dezembro de 2017

Trinta e sete anos sem John Lennon.


Há 37 anos, as 23 horas de uma segunda-feira (em 8 de dezembro de 1980), John Lennon retornava, com Yoko Ono, de um estúdio de gravação e, na entrada do Edifício Dakota, sua residência em New York, um homem de 25 anos chamado Mark David Chapman, sacou um revólver e efetuou cinco disparos.

Antes de atirar, Chapman (o mesmo que havia, horas antes, feito fotos e conversado com o astro) gritou: Mister Lennon! E sem dizer nada mais atirou. O primeiro disparo se perdeu atingindo uma janela do prédio, porém os quatro seguintes atingiram em cheio o corpo de Lennon e ele caiu na entrada do edifício. O porteiro do edifício desarmou Chapman e chutou a arma para longe, perguntando a ele: "Você sabe o que fez?". Mark Chapman respondeu calmamente: "Sim, eu atirei em John Lennon." Chapman não tentou escapar, sentando-se na calçada e esperando a chegada da polícia. Lennon foi levado em um carro policial ate o hospital St. Luke's-Roosevelt mas, chegou sem vida. A causa da morte foi choque hipovolêmico (quando a vítima perde muito sangue).


O assassino e a vítima.
Após o crime, multidões de fãs se juntaram ao redor do Hospital Roosevelt e do Edifício Dakota para prestar homenagem a Lennon. O corpo do cantor foi cremado dois dias depois e sua cinzas foram entregues a Yoko Ono, que preferiu não realizar um funeral para Lennon.

Segundo Mark Chapman, que se considerava cristão renascido, seu ódio a John Lennon originou-se principalmente das várias afirmações do cantor fez sobre Deus e religião. Ele era grande fã dos Beatles e tinha Lennon como ídolo, mas isto mudou quando passou a abominar certas letras do compositor, em especial "God", música de 1970 em que Lennon afirma não crer em Jesus e na Bíblia, além de descrever Deus como "um conceito". Algumas semanas antes do assassinato, Chapman ouviu John Lennon/Plastic Ono Band, o álbum onde se encontrava essa canção: "Eu escutava essa música e ficava bravo com ele por dizer que não acreditava em Deus... e que não acreditava nos Beatles. Isso foi outra coisa que me enfureceu, mesmo o disco tendo sido lançado pelo menos 10 anos antes. Eu queria gritar bem alto 'Quem ele pensa que é? A polêmica declaração de que os Beatles eram mais populares que Jesus, feita por Lennon, também irritou Chapman. Outra polêmica, diz respeito a letra de  "Imagine", que diz que o céu e o inferno não existem ("No hell below us, above us only sky"), Chapman chegou a conceber sua própria "versão" de "Imagine": Imagine John Lennon morto...

Chapman foi condenado à prisão perpétua e, mesmo com possibilidade de condicional, permanece preso até hoje, principalmente devido aos esforços de Yoko Ono que não aceita a liberdade do assassino, alegando que a vida do próprio Chapman estaria em risco nas ruas.


Paul, John, Ringo e George: The Beatles.
John Winston Ono Lennon ou, simplesmente John Lennon, nasceu Liverpool, Reino Unido, em 9 de outubro de 1940. O músico foi um dos líderes e fundador da banda The Beatles, a mais influente banda de rock de todos os tempos - além de cantor, compositor, escritor e ativista. Ele e Paul McCartney formaram uma das mais importantes duplas de compositores do século XX. Em 1966, conheceu a artista plástica japonesa Yoko Ono, com quem iniciou um relacionamento sentimental e artístico, produziram o álbum experimental, Unfinished Music No.1: Two Virgins, que chamou a atenção, principalmente, pela foto do casal nu, na capa. Naquele momento, John e Yoko já viviam uma relação amorosa que durou até a morte do cantor o que fez com que, Cynthia Powell, a primeira esposa de Lennon e mãe de seu filho, Julian Lennon, pedir o divórcio, alegando adultério. Em 20 de março de 1969, Lennon e Ono casaram-se, em Gibraltar, fazendo da cerimônia um evento pela paz, chamado de "Bed in". No final do mesmo ano, com a saída de Lennon e McCartney, a carreira dos Beatles chega ao fim. Lennon também devolveu sua medalha de Membro do Império Britânico em protesto pelo apoio que o Reino Unido deu aos norte-americanos na guerra do Vietnã e pelos conflitos na Biafra.

Mas, antes de tudo, em 1956, Lennon com apenas 16 anos, fundou "The Quarrymen", em homenagem a escola onde estudou e que, inicialmente, era uma banda de skiffle (ritmo anterior ao rock e de certo sucesso) onde cantava e tocava guitarra, Pete Shotton fazia a percussão com uma tábua de lavar roupas (instrumento típico do skiffle), Eric Griffths (violão), Bill Smith (baixo improvisado) e Rod Davis (banjo) - todos colegas de escola e amigos do bairro em que moravam. No ano seguinte, Paul McCartney assistiu uma apresentação deles e foi apresentado a John. Conversaram e Paul mostrou suas habilidades com a musica sendo, então, convidado a entrar para a banda. John, a principio, teve uma certa relutância pois achava que Paul tinha "talento demais" para o grupo. Mas, acabou convencido a convidar garoto (tinha apenas 13 anos e meio). A partir deste momento, John perde o interesse pelo skiffle e começa a tocar mais rock and roll. Rod Davis acabou saindo, dando lugar a um guitarrista de talento assombroso (George Harrison) e Stuart Sutcliffe (Stu) assumiu o baixo no lugar de Bill Smith. No verão do mesmo ano, eles gravaram em um disco de acetato de 78-rpm as canções "That'll Be the Day"(composição de Buddy Holly) e "In Spite of All the Danger" (considerada a primeira composição de McCartney e Harrison ou dos Beatles). Era o inicio de tudo. 

Em 1960, Allan Willians trabalhava com o grupo como agente e a banda já se apresentava e excursionava abrindo shows para outras maiores. Nessa época, eles trocaram de nome 5 vezes, quando Stu sugeriu o nome The Beetles (os besouros) em homenagem a banda The Crickets (os grilos), de Buddy Holly e depois de uma turnê com Johnny Gentle na Escócia, assumiram o nome em definitivo. A banda tinha a seguinte formação, nessa época: Lennon (guitarra e voz), McCartney (guitarra), George Harrison (guitarra), Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria - substituído por Ringo Star, em 1962). 

Já a sua carreira solo começou ainda quando fazia parte dos Beatles. Em 1969, ele e Yoko Ono iniciaram a parceria que duraria o resto de sua vida mas, sem muito sucesso (aquela época). Two Virgins, o primeiro álbum, foi lançado em 1960 e era bem experimental, com gravações caseiras e quase sem mixagem. A capa do álbum causou polêmica, pois os dois apareceram nus. Em março de 1969, aproveitando o primeiro "Bed-in for Peace" lançaram o segundo álbum, Life With The Lions, o compacto com a canção "Give Peace a Chance", seu hino pacifista, o compacto com a canção "Cold Turkey" e em novembro, o álbum chamado Wedding Album. John quis lançar a canção "Cold Turkey" em compacto com os Beatles, mas iparam do Rock'n Roll Revival Concert, de Toronto, que contou com a participação, entre outros, de Chuck Berry e Little Richard além de sua banda que tinha Eric Clapton, na guitarra e Alan White, ex baterista da banda Yes. Essa performance acabou se convertendo no Live Peace in Toronto, um de seus melhores álbuns. 


John e Yoko em 1969.


John Lennon, se estivesse vivo, estaria hoje com 77 anos. Dá pra acreditar?

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

U2 lança novo cd - Songs Of Experience !!!


O novo cd dos irlandeses já veio recheado de polêmica.
Songs of Experience, o décimo quarto álbum do U2, a principio parece pouco coeso e um tanto dispersivo, quase um remix e do tipo «música do U2" - músicas ambientais, espirituais, sussurradas e com forte mensagem política. 

Mas não, não é só isso. Como sempre, você tem que se deter e prestar atenção. O novo trabalho de Bono & Band é sim uma sequencia do anterior "Songs of Innocence" que explorou a fase adolescente do grupo mas, nessa sequencia,
eles mostram a experiência acumulada, a maturidade (até de mortalidade eles falam), fazendo deste, um álbum conceitual com muita experimentação e com uma levada mais folk. Em alguns momentos, até um blues aparece.

Produzido e liderado por Ryan Tedder e tendo ainda Jacknife Lee, Steve Lillywhite, Andy Barlow e Jolyon Thomas, das gravadoras Universal e Island), foi lançado nos primeiros dias dezembro de 2017 e já entrou estourando. Para ter uma ideia "You're the Best Thing About Me", eleita o single do disco, estreou no "Top 10"e alcançou o primeiro lugar na Billboard norte-americana. Pouco? Não muito, apenas o normal deles.

Na chamada para as rádios, Bono foi direto: "Se você gosta de Songs of Innocence, fique conosco para Songs of Experience. Ele deverá estar pronto em breve... embora já tenha dito isso antes".


The Edge, Bono Vox, Adam Clayton e Larry Mullen Jr.
Durante a turnê The Joshua Tree Tour 2017 a banda já vinha tocando algumas canções de Experience - como se fosse uma prévia. Logo depois, estrearam a tour Innocence + Experience Tour em maio de 2015. Para não confundir, e continuar vendendo (claro) a ideia inicial era começar a super-turnê com material do cd Innocence, para logo a seguir, partir para a segunda fase - Experience - assim como ocorreu com os álbuns Achtung Baby (1991) e Zooropa (1993) na turnê Zoo TV Tour - entretanto, Experience precisou ser adiado. Em 2016, a banda passou a se dedicar inteiramente a Experience e, embora o álbum tenha sido concluído no final do ano, de acordo com o guitarrista The Edge, decidiram adiá-lo em decorrência ao apoio da candidata americana Hillary Clinton, na eleição presidencial nos Estados Unidos em 2016; e reavaliar se o álbum precisava ser ajustado em algum aspecto. 


Resultados da pesquisa

The Joshua Tree Tour 2017

Em janeiro último, o grupo retomou a tour The Joshua Tree Tour mas, já com os pensamentos neste novo trabalho. No fim de agosto de 2017, a banda divulgou o lançamento da canção "The Blackout", confirmando o que já se previa - "You're the Best Thing About Me", lançado em setembro de 2017, é a música de chamada do disco Experience - O novo cd do U2!!!

Para escutar o novo cd - https://u2.lnk.to/SongsOfExperienceWE

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Hollywood Rock... um dos maiores festivais de rock da América!!!

Uma marca de cigarros concretizou o sonho de muitos.
Ninguém imaginava um festival de rock no Brasil ou na América do Sul mas, depois do sucesso do Rock In Rio, em 1985, os empresários se deram conta do sucesso que poderia ser. Não que não existissem roqueiros por aqui ou que fosse pouco valorizado (basta lembrar os shows menores e anteriores para ver que não) é que, simplesmente, nunca apostaram como deveriam, na boa música. Uma visão estreita de quem achava que o país só compraria eventos mais populares. Mas, depois do sucesso do Rock in Rio, foi o Hollywood Rock que assumiu a frente e não se fixou no Rio mas, também, em São Paulo. A maior cidade do país exigia um evento desse porte.

Um balão de ensaio, o primeiro Hollywood Rock havia acontecido no Rio, em 1975, mas só com artistas e bandas nacionais e sem maiores pretensões, por pura diversão do organizador - Nelson Motta. Por que? Porque eram todos amigos do cara, estavam dispostos a repetir aqui o que viam lá fora e tentar conseguir patrocínio. E conseguiram. Empresários viram o sucesso (principalmente nas bilheterias) e o público adorou a ideia. Mas, um evento daquele porte exigia altas somas, muita publicidade e organização. Algo com que só uma empresa de porte poderia arcar.

Ciente disso, a Souza Cruz, uma enorme empresa de cigarros com trânsito em toda America latina e um orçamento invejável resolveu ousar, assumindo a empreitada, criando em 1988 o primeiro grande evento de rock e em dois finais de semana, um em São Paulo, outro no Rio, com shows em estádios, pra grandes públicos; e nomes relevantes da música pop e rock nacional e internacional. Eles financiaram o primeiro e viram o sucesso que foi por isso resolveram retomar a ideia e então, nascia o Hollywood Rock.

O evento existiu por sete edições (1988, 1990, 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996), trouxe nomes como Nirvana, L7, Living Colour, Red Hot Chili Peppers, Rolling Stones (em seu primeiro show no Brasil), Page & Plant e muitos outros. O sucesso foi estrondoso e só não aconteceu em 1991 por coincidir com a segunda edição do Rock In Rio - acreditava-se não haver espaço e publico para dois festivais - mesmo que tenham sido vendidos ingressos em cinco moedas diferentes. Vamos relembrar cada uma das edições:

1975 - Embora não oficial, a primeira edição do Hollywood Rock ocorreu no Estádio de General Severiano, em 1975, e foi organizada por Nelson Motta. O festival rolou durante quatro sábados, e contou apenas com artistas nacionais. Dentre as atrações, estiveram Celly Campelo, Erasmo Carlos e os grupos O Peso e Vímana, que não chegou a tocar todo o repertório devido a problemas na aparelhagem. Destaque para os shows de Rita Lee & Tutti-Frutti, Os Mutantes, Veludo e Raul Seixas. Segundo Nelson Motta, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas a cada dia. Foi produzido um disco e o documentário do festival, lançado no mesmo ano com o título Ritmo Alucinante.

Chamadas curtas e simples.
1988 - A primeira edição oficial trouxe shows em quatro noites em cada cidade (Estádio do Morumbi, em São Paulo e a Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro). O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento mas, teve também, UB40 abrindo para Simple Minds, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Pretenders, Simply Red e Duran Duran.

A programação foi assim:
1ª noite - Ira!, Titãs e Pretenders.
2ª noite - Paralamas do Sucesso, UB40 e Simple Minds.
3ª noite - Ultraje a Rigor, Simply Red e Duran Duran.
4ª noite - Lulu Santos, Marina e Supertramp.


Todos os shows foram transmitidos, a partir de 1992.
1990 - O festival se organizava cada vez mais e se tornava conhecido mundialmente com fãs vindos de todas as partes do planeta. Mesmo assim, por motivos nunca explicados, nessa edição (e nas seguintes) tivemos "apenas" três shows - ao invés de quatro mas, a qualidade técnica não caiu, pelo contrário, tivemos os shows do calibre de Bob Dylan, Marillion, Bon Jovi (aproveitando a carona na turnê do álbum New Jersey), Eurythmics, Tears For Fears e Terence Trent D'arby. As atrações nacionais foram Barão Vermelho, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial. Gilberto Gil, que abriria para Bob Dylan mas, acabou não participando devido ao acidente de carro, na véspera do show (que matou o seu filho baterista da banda). Acabou substituído por Margareth Menezes.

Como foi:
1ª noite - Gilberto Gil (Margareth Menezes), Eurythimics e Bob Dylan.
2ª noite - Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Marillion e Bon Jovi.
3ª noite - Barão Vermelho, Lobão, Tears for Fears e Terence Trent D’arby.

1992 - A terceira edição teve atrações como Living Colour, EMF, Seal, Jesus Jones, Skid Row e Extreme e, em São Paulo, mudou para o Estádio do Pacaembu, enquanto a edição do Rio de Janeiro continuou no Sambódromo. As atrações nacionais foram Lulu Santos, Titãs, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Cidade Negra.

1ª noite - Lulu Santos, EMF ,Living Colour e Live.
2ª noite - Cidade Negra, Jesus Jones, Seal e Titãs / Paralamas do Sucesso.
3ª noite - Barão Vermelho, Extreme e Skid Row.


Kurt e Courtney Love, no aeroporto de Guarulhos. 
1993 - Na quarta edição, o grunge explodia em todo mundo e artistas do gênero, como Nirvana, Alice in Chains e L7 comandaram o festival, junto com o Red Hot Chili PeppersSimply Red. A nota negativa ficou por conta do Nirvana. Tanto em São Paulo como no Rio houve muita discussão entre os fãs e a mídia. Kurt Cobain cuspiu nas lentes de todas as câmeras da tevê colocadas em torno do palco (o show foi transmitido ao vivo pela) e quase destruiu os equipamentos do palco. Algumas cenas do concerto do Nirvana no Rio de Janeiro podem ser vistos no documentário Live! Tonight! Sold Out!!. Devido a imensa procura por ingressos, os shows de São Paulo retornaram para o Estádio do Morumbi, local bem mais amplo e as atrações nacionais foram Engenheiros do Hawaii, Biquini Cavadão, De Falla, Dr. Sin e Midnight Blues Band.

1ª noite - De Falla, Biquini Cavadão, Alice in Chains e Red Hot Chili Peppers.
2ª noite - Dr. Sin, Engenheiros do Havaí, L7 e Nirvana.
3ª noite - Midnight Blues Band, Maxi Priest e Simply Red.


Até nos cartazes e chamadas aprendemos com o festival.
1994 - A quinta edição já era um mega evento e aguardado ansiosamente por todos. Os problemas da edição anterior chamaram a atenção e, propositalmente, só vieram artistas e bandas comprometidos com o respeito a todos (sic!). Aerosmith, Poison, Ugly Kid Joe, Live, Whitney Houston e Robert Plant além das bandas nacionais Sepultura, Titãs e Skank, Fernanda Abreu e Jorge Ben Jor fizeram a festa e sem maiores problemas - estariam comprometidos mesmo?

1ª noite - Titãs, Poison e Aerosmith.
2ª noite - Live, Sepultura, Ugly Kid Joe e Robert Plant.
3ª noite - Skank, Fernanda Abreu, Jorge Ben Jor e Whitney Houston.


Page & Plant foi o mais próximo do Led que vimos por aqui.
1995 - A sexta edição começou com problema - A programação era para ocorrer em duas noites no Estádio do Morumbi porém, devido à interdição pela prefeitura da cidade, os shows foram transferidos para o  Pacaembu. E o Rio de Janeiro perdeu uma noite, ficando só com duas e no Estádio do Maracanã. Além disso, a primeira noite em São Paulo, foi com muita chuva. O Barão Vermelho tocou sob uma verdadeira tempestade e teve problemas com seus instrumentos e Rita Lee não pode tocar na primeira noite, devido a falta de condições técnicas causada pelo temporal. A grade de shows, acabou se reduzindo à apenas 4 atrações e apenal duas noites no Rio mas, ninguém se importou muito afinal, todos os shows estiveram lotados - quem perderia a chance de ver Spin Doctors, Rita Lee, Barão Vermelho e, principalmente, Rolling Stones???

1ª noite - Barão Vermelho, Rita Lee, Spin Doctors e The Rolling Stones.
2ª noite - Barão Vermelho, Rita Lee, Spin Doctors e The Rolling Stones.
3ª noite - The Rolling Stones (apenas em São Paulo).


Praça da Apoteose se rendeu ao rock n'roll.
1996 - E chegamos ao último Hollywood Rock. O festival ocorreu em janeiro de daquele ano e teve como atrações Page & PlantThe CureSmashing Pumpkins, Supergrass, White Zombie, Urge Overkill, Steel Pulse, Aswad e Black Crowes, além das nacionais Pato Fu, Raimundos, Cidade Negra e Chico Science e Nação Zumbi. Gilberto Gil recebeu convidados no palco, entre eles Lobão, Lulu Santos e Fernanda Abreu. Em São Paulo, os shows ocorreram no Estádio do Pacaembu.

1ª noite - Chico Science, Cidade Negra, Steel Pulse, Aswad e Gilberto Gil.
2ª noite - Raimundos, Urge Overkill, The Black Crowes, Page & Plant.
3ª noite - Pato Fu, Supergrass, White Zombie, Smashing Pumpkins e The Cure.

Mas, como tudo que é bom... um dia termina. O Hollywood Rock acabou por conta de uma lei - Desde 1996, ficou proibido que qualquer marca de cigarros ou álcool patrocinassem eventos culturais. Uma lei benéfica e bem vinda porém, acabou com um dos melhores eventos de rock do país (além do Free Jazz Festival, outro que se foi).

Mas foi bom enquanto durou. Ficou o prazer de ver tantas estrelas do rock e do pop juntos e ver o país se abrir para outros eventos. 


domingo, 19 de novembro de 2017

Morreu Malcolm Young, líder e fundador da banda AC/DC.

Malcolm em 2014
Quando se pensa em hard rock a primeira lembrança é AC/DC e quando se pensa na banda, lembramos primeiro do seu guitarrista-símbolo. Mas, Malcolm Young não solava ou simbolizava o grupo, ele era muito mais que isso tanto que, era chamado de ‘arquiteto’, pois tudo passava por ele.

Ele foi o líder da banda, seu guitarrista-base, letrista, arranjador (até dos vocais), produtor, criava os rifs e dava dicas nos solos do irmão mais famoso. Simplesmente, não se importava em ser a estrela, ficava mais atrás, fazendo as bases da melodia, para que os solos da guitarra de Angus e os vocais de Bon Scott ou Brian Johnson brilhassem.

Em 2014, ele foi diagnosticado com demência (uma série de doenças que levam à perda das capacidades intelectuais e debilitam todo o sistema nervoso). Mas, vale lembrar que, o músico já havia se afastado por problemas com álcool e, em outubro passado, logo após a morte de George (irmão mais velho e produtor da banda), se noticiou que ele estava com problemas pulmonares e cardíacos.


Malcolm, Bon Scott, Angus, Cliff Williams e Phil Rudd, em 1979.
A formação mais clássica do AC/DC.
Malcolm Young nasceu em Glasgow, na Escócia, no dia 06 de janeiro de 1953 e, aos dez anos, mudou-se (com a família) para Sidney, na Austrália. Dez anos depois, em 1973, nascia o AC/DC e tinha como principal característica os solos de Angus e a voz marcante de Bon mas, sempre com a liderança e a sólida base rítmica de Malcolm. Apesar das várias mudanças que a banda sofreu, a sua formação se estabilizou com os irmãos Malcolm e Angus nas guitarras, o baixis-ta Cliff Williams, o baterista Phil Rudd e o vocalista Bon Scott. Com a morte de Scott, em 1980, o escocês Brian Johnson assumiu os vocais seguindo a mesma linha que tanto sucesso fez. Essa linha, foi desenvolvida por Malcolm e George Young, o irmão mais velho que havia sido guitarrista dos Easybeats (uma banda pop dos anos 60) e foi produtor dos primeiros discos do quinteto. Mas o sucesso só chegou quando eles passaram a trabalhar com John “Mutt” Lange, o produtor sul-africano que desenvolveu a sonoridade mais agressiva do AC/DC.

Em 2014, ele se afastou da música (diagnosticado com demência) ficando de fora do último álbum do grupo,’Rock or Bust’, quando foi substituído pelo sobrinho Steve Young.

Segundo o comunicado da banda, ele "morreu tranquilamente com sua família ao seu lado" e deixa deixa a esposa Linda, os filhos Cara e Ross, três netos, uma irmã e o irmão Angus Young.


Malcom, George e Angus - os irmãos Young.
A família pediu que, em vez de flores, quem quiser homenagear Malcolm, façam doações para o Exército da Salvação.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

The Wall... a melhor turnê do Pink Floyd também foi a derradeira.

Em fevereiro de 1980, a melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, subiu ao palco pela última vez. Era o encerramento de uma turnê que marcou para sempre como a melhor, mais eletrizante e a que mudou os rumos de todos os envolvidos porque mostrou ao mundo que Pink Floyd fazia parte do passado - não existiria mais.

Baseada no lendário álbum duplo da banda, The Wall (de 1979), a tour teve apenas 31 apresentações e em quatro cidades (Los Angeles, 7 shows; New York, 5; Dortmund, 8; e Londres, 11 vezes). E tudo porque os integrantes já não conseguiam conviver e muito menos trabalhar ou criar em harmonia.

Quando os músicos entraram mascarados a imagem que até então confundia o público, também mostrou toda a tensão do grupo. Mas, tudo se dissipou quando os verdadeiros Floyds (sem máscaras) apareceram no palco, a partir da segunda música: os fãs enlouqueceram com tanta emoção. The Wall é e sempre foi a visão de um Roger Waters que já conseguia viver com os demais e quis deixar a sua marca, através de um documento pessoal e autobiográfico.

Roger deixou evidente quando, logo depois da turnê "Animals", mostrou que já não conseguia dividir o studio com os demais, dispensando o ex amigo Rick Wright que tornou-se um mero contratado (quase um músico de apoio), já não passava os fins de semana com Nick Mason e, a derradeira letra do verso, David Gilmour chegou a gravar todas as suas passagens sozinho, lá no box 4 do Abbey Road.

Nada ia bem. Waters e Rick não conseguiam cruzar os olhos. Aliás, Waters insistiu para que Wright fosse demitido ou então ele deixaria a banda. Os demais optaram pela primeira hipótese, esperando que o baixista voltasse atrás. Mas, não foi assim que se resolveu e, então, Wright foi obrigado a deixar o grupo e foi contratado tanto para o álbum quanto para o tour.

Além dos dramas internos, teve também a questão financeira. Pink Floyd gastou demais, tanto na gravação do álbum como na promoção do mesmo. E quando chegou a hora da tour, só a infra-estrutura (logística, montagem de palco, som, etc) chegaram a quase dois milhões de dólares. Devido aos custos e ao tamanho da produção, a turnê teve apenas 31 datas e ocorreu em apenas 4 cidades. O primeiro show foi quase perfeito musicalmente, mas a cortina do palco pegou fogo nos primeiros 20 minutos do show. Todas as noites, a banda tocava todo o álbum "Wall", mesclada com outras como, por exemplo, "What Shall We Do Now?", "The Show Must Go On", "The Last Few".

Mesmo com todos os problemas, "The Wall" abriu caminho para shows maiores e super produções. Pink Floyd, mesmo em fim de carreira, mostrava que continuava à frente de seu tempo. Como sempre foi. 
Feitos as contas, os integrantes remanescentes acabaram compartilhando os custos e, ironicamente, o único músico que lucrou com a tour, foi o dispensado Richard Wright.  

Roger Waters recriou, em 2010, e vem executando uma segunda turnê 'The Wall' novamente mas, ao contrário da primeira que se usou apenas teatros fechados, dessa vez ele usou estádios e locações abertas - mais apropriado à sua obra prima. Ele chegou a declarar que, no início, evitou locais muito amplos por achar que um cenário de estádio iria prejudicar o tema 'distância entre artista e público' do álbum. Certo ou errado, o fato é que, a mudança permitiu que mais fãs pudessem participar da magia que é "The Wall".

O vídeo a seguir, é o original da banda e foi gravado durante a turnê. As imagens não puderam ser melhoradas mas, o som está impecável.


quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Uma super banda... só os melhores!

Em 1989, artistas do rock se reuniram para arrecadar fundos para os desabrigados pelo terremoto da Armênia. Convidados por Jon Dee, os musicos  executaram a melodia "Smoke on the Water" da seguinte forma: Ian Gillan, Bruce Dickinson e Paul Rodgers ficaram com os vocais, Bryan Adams nos vocais de apoio, Ritchie Blackmore executou os riffs enquanto Tony Iommi, Brain May, David Gilmour e Alex Lifeson ficaram com as guitarras. Chris Squire, do Yes, fez o baixo e Roger Taylor, do Queen, na bateria e Keith Emerson e Geoff Downes com os teclados.

O vídeo promocional arrecadou o suficiente para ajudar a população com mantimentos, remédios, material de construção e construir uma escola de música para crianças em Gyumri que, hoje, ensina 220 crianças.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

O dia 8 de Novembro para nós...


Led Zeppelin IV, dos melhores discos de rock de todos os tempos. 

Em 1945, nasce Don Ray Murray (The Turtles);

Em 1946, nasce Roy Wood (Electric Light Orchestra, Wizzard);

Em 1954, nasce Rickie Lee Jones (cantora, compositora e produtora);

Em 1957, nasce Porl Thompson (The Cure);

Em 1958, nasce Terry Lee Miall (Adam & The Ants);

Em 1963, nasce Jackie Ramos (Bad Moon Rising);

Em 1995, Country Dick Montana morre de ataque em pleno palco;

Em 2003, Guy Speranza, do Riot, morre de câncer no pâncreas;

Em 1971, Led Zeppelin lança o icônico "Led Zeppelin IV";

Em 1974, Queen lança o álbum "Sheer Heart Attack";

Em 1976, Capitol lança a compilação "The Best Of George Harrison";

Em 1979, The Grateful Dead lança "Shakedown Street";

Em 1980, Motorhead lança "Ace of Spades", um dos seus melhores álbuns;

Em 1986, Jason Newsted estréia no Metallica;

Em 1993, Iron Maiden lança o álbum "Live at Donington";

Em 1994, The Eagles lança "Hell Freezes Over" após quatorze anos

Em 1995, Michael Jackson vende catálogo dos Beatles para a Sony Music;

McCartney e Jackson: O ex-beatle e o rei do pop fizeram grandes duetos.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

O primeiro show do Aerosmith...


Em 1970, a Miscoe Hill School em Mendon, Massachusetts, fazia 
um evento entre alunos e um dos diretores convidou a banda do
filho de uma professora. A professora citada era a mãe de Joe Perry
e a banda, além do guitarrista tinha o baixista Tom Hamilton
o vocalista Steven Tyler, o baterista Joey Kramer e o guitarrista Ray
Tabano que, alguns meses após, foi substituído por Brad Whitford.

Formavam ali o Aerosmith que, sequer tinha local para ensaios e cobravam ingressos, para suas apresentações, por cerca de um dólar.

O dia 7 de novembro para nós...

Johnny Rivers está de aniversário hoje...
Em 1937, nasceu Mary Travers (Peter, Paul and Mary);

Em 1942, nasceu Johnny Rivers;

Em 1943, nasceu Joni Mitchell, uma das melhores guitarristas do mundo;

Em 1943, nasceu Chet Powers (Quicksilver Messenger Service);

Em 1960, nasceu Tommy Thayer (Kiss, Black N'Blue);

Em 1961, nasce Brian Jay (Keel);

Em 1965, nasceu Robert Duda (Takara);

Em 1967, Fairport Convention lança 'If I Had a Ribbon Bow', seu 1° compact; 

Em 1969, John Lennon lança "The Wedding Album";

Em1975, Steve Anderson se torna Campeão Mundial de Guitarra após 114     horas de execução em concurso;

Em 1981, Ozzy Osbourne lança "Diary Of A Madman";

Em 1983, Yes lança o álbum "90125";

Em 1988, John Fogerty vence Fantasy Records nos tribunais e não grava mais.  
Em 1989, Eric Clapton lança o álbum "Journeyman";

Em 1991, Izzy Stradlin abandonou o Guns N' Roses durante turne;

Em 1991, Frank Zappa anuncia que está com câncer na próstata; 

Em 1995, Alice In Chains lança "Alice In Chains", seu 3° cd; 

Em 2003, David Gilmour é condecorado pela realeza britânica;


O guitarrista com sua filha Alice, sua esposa Polly e o filho Charlie. 

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O dia 06 de Novembro para nós...

Em 1965, Animals lançava um dos seus melhores discos.

Em 1947, nasceu George Young (Easybeats);

Em 1948, nasceu Glenn Frey (Eagles);

Em 1950, nasceu Chris Glen (Sensational Alex Harvey Band); 

Em 1961, nasceu Craig Goldy (Dio);

Em 1964, nasceu Corey Glover (Living Colour); 

Em 1966, nasce Paul Gilbert (Mr. Big);

Em 1972, faleceu Billy Murcia do New York Dolls, de overdose;

Em 1999, faleceu Rob Hoeke, da banda Hawkwind, de câncer;

Em 1954, Elvis Presley lança compacto com "Good Rockin' Tonight";

Em 1965, Bill Graham organiza o 1° concerto de rock;

Em 1965, Animals lança "It's My Life";

Em 1970, Badfinger lança "No Matter What";

Em 1971, Sweet lança "Funny How Sweet Co-Co Can Be";

Em 1975, The Sex Pistols se apresentam pela primeira vez;

Em 1977, Iggy Pop lança "Lust for Life", produzido por David Bowie;

Em 1990, Scorpions lança "Crazy World";

Em 1995, Queen lança "Made In Heaven", homenagem a Freddie Mercury;

Em 2012, Aerosmith lança "Music From Another Dimension";

Iggy Pop e David Bowie, em 1975.

domingo, 5 de novembro de 2017

O dia 5 de novembro, no Rock, Blues, Folk, etc, etc, etc...

Em 5 de novembro (1965) The Who lançou My Generation. 
Em 1931, nasceu Harold McNair (Ginger Baker's Air Force);

Em 1931, nasceu Ike Turner, produtor, cantor, instrumentista e ex marido de Tina Turner;

Em 1941, nasceu Art Garfunkel

Em 1946, nasceu Gram Parsons (The Byrds);

Em 1948, nasceu Don McDougall (Guess Who); 

Em 1957, nasce David Moyse (Art Supply);

Em 1959, nasceu Bryan Adams;

Em 1959, nasceu Rob Fisher (Naked Eyes);

Em 1971, nasceu Jonny Greenwood (Radiohead);

Em 1967, faleceu o bluesman Robert Lee McCoy, de infarto;

Em 1972, faleceu Miss Christine, do GTO's, de overdose de heroina;

Em 1986, faleceu Bobby Nunn, baixista do The Coasters, de infarto;

Em 1965, The Who lança disco "My Generation";

Em 1999, Gary Cherone deixa o Van Halen

Rio Grande do Sul recebe a "Beatle Weekend"



Os fãs dos Beatles do sul têm mais um evento sobre a maior banda de rock de todos os tempos e logo após o show de Paul McCartney. São Francisco de Paula, na serra gaucha, recebe pela primeira vez a Beatle Weekend e serão três dias de programação inteiramente dedicada ao fab four e serão nos dias 17, 18 e 19 de novembro, às margens do lago São Bernardo.

Idealizada por Carlos Chaves, médico, fã e frequentador da serra há mais de 20 anos e representante do The Cavern Club no Brasil, ele projeta transformar São Chico e Liverpool em “Twin Cities” ou cidades irmãs, em português.
A programação tem bandas e artistas de vários locais e todos com o mesmo mote - a arte do quarteto inglês. E trás, pela primeira vez, a meia-irmã de John Lennon, Julia Baird, autora do livro "Imagine: Crescendo com o meu irmão John Lennon".

– O Brasil tem tudo a ver com os Beatles. As bandas brasileiras são absoluta-mente fantásticas e os fãs são apaixonados pela música como poucos – disse Julia que acabou de participar de um evento no Rio de Janeiro onde falou sobre seu livro e a convivência com o irmão famoso.


A programação completa é a seguinte:
Sexta (17/11)
16h30: Abertura
16h45: Coral de São Francisco de Paula
17h: The Beatles ao Acordeon - Diego Dias (Porto Alegre)
18h: Lareirau Canta Beatles (São Chico/RS)
19h: Tchê Beatles (Porto Alegre/RS)
20h: Nelson & Os Besouros(Porto Alegre/RS)
21h: NitroVoid (São José do Norte/RS)

Sábado (18/11)
13h: Papo com Júlia Baird e Bill Heckle
14h: TaxBand (Porto Alegre/RS)
15h: Barca Orbital (São Chico/RS)
16h: Renan & Os Caras (São Chico/RS)
17h: Barba & Blues (São Chico-RS)
18h: Na Capa da Gaita Blues Band (São Chico/RS)
19h: Aggeu Marques (Belo Horizonte/MG)
20h: BlueBeetles (Rio de Janeiro/RJ)
21h: John Keats (Liverpool/RU) e Gui Lopes & Banda (Rio de Janeiro/RJ)

Domingo (19/11)
10h: Espetáculo "Memórias Beatles" com grupo de danças "Andanças" (Taquara/RS)
11h: Gelson Oliveira (Porto Alegre/RS)
12h: Sogro Inglês (São Chico/RS)
13h: Liverpool (Lajeado/RS)
14h: Revolver (Porto Alegre/RS)
15h: Sonido Club (Florianópolis/SC)
16h30: Coburn Brothers (Liverpool/UK) e BlueBeetles/RJ
18h: Star Beatles (Buenos Aires/ARG)

sábado, 4 de novembro de 2017

The Dark Side of Saturn...


O dia 4 de novembro, no Rock...


Em 1954, nasceu Nick Simper (Deep Purple, Warhorse);

Em 1954, nasceu Chris Difford (Squeeze);

Em 1956, nasceu Jordan Rudess (Dream Theater);

Em 1957, nasceu James Honeyman-Scott (Pretenders);

Em 1963, Os Beatles se apresentam para a Rainha Mãe... 

Em 1970, David Bowie lança nos EUA o "The Man Who Sold The World";

Em 1974, Paul McCartney & Wings lançam o compacto "Junior Farm/Sally G";

Em 1981, Black Sabbath lança o álbum "Mob Rules";

Em 1986, Yngwie Malmsteen lança o álbum "Trilogy";

Em 1991, Jimi Hendrix e Yardbirds entram para o Rock Hall of Fame;

Em 1995, Blaze Bayley estréia como vocalista do Iron Maiden;

Em 1997, Yes lança o álbum "Keys To Ascension";

Em 2002, Iron Maiden lança a coletânea "Edward The Great".

Beatles se apresentam para a realeza e Lennon fez sua famosa observação:
“...as pessoas nos assentos baratos podem bater palmas, e o resto de vocês podem chacoalhar as jóias”.

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O dia 3 de novembro, no Rock...




Em 1946, nasceu Nick Simper (Deep Purple, Warhorse);

Em 1954, nasceu Adam Ant (Adam & The Ants);

Em 1960, nasceu Ian McNabb (The Icicle Works);

Em 1964, nasceu Jocke Lundholm (220 Volt);

Em 2002, morre Lonnie Donnegan o "Rei do Skiffle";

Em 1957, Elvis Presley emplaca oito singles no topo das paradas britânicas;

Em 1957, Jerry Lee Lewis lança "Great Balls Of Fire";

Em 1960, Gary Glitter, com 15 anos, grava "Alone in the Night", seu 1° single;

Em 1967, Pink Floyd, inicia a sua primeira turnê americana, já com David Gilmour na guitarra no lugar do Syd Barret;

Em 1973, The Who lança nos EUA o álbum "Quadrophenia";

Em 1982, Devo apresenta o primeiro concerto de rock video-sincronizado;

Em 1992, Bob Dylan lança o álbum "Good As I Been To You";

Em 1992, Bon Jovi lança "Keep The Faith";

Em 2009, Slayer lança o álbum "World Painted Blood";

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O dia 2 de novembro, no Rock...


Em 1941, nasceu Bruce Welch, da banda Shadows;

Em 1944, nasceu Keith Emerson (E, L & P);

Em 1958, nasceu Bobby Dall, do Poison;

Em 1966, faleceu John Hurt, bluesman, aos 73 anos;

Em 1956, Little Richard lança seu 1° compacto na Inglaterra;

Em 1963, The Beach Boys lança "Be True To Your School";

Em 1968, Cream recebe disco de platina por "Wheels of Fire";

Em 1970, Rolling Stones recebe seu 1° disco de ouro nos EUA, por seu disco homônimo;

Em 1970, Neil Young recebe disco de ouro por ‘After the Gold Rush’;

Em 1979, estréia "Quadrophenia" filme sobre Pete Townshed;

Em 1987, Dokken lança o álbum ‘Back For The Attack’.

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

O Dia Primeiro de Novembro marca os seguintes fatos:

Em 1962, nasceu Anthony Kiedis (Red Hot Chili Peppers);

Em 1963, nasceu Rick Allen (Def Leppard);

Em 1964, nasceu Joe Leste (Beautiful Creatures);

Em 1963, Rolling Stones lançam 'I Wanna Be Your Man', 2° compacto da banda;

Em 1963, durante excursão inglesa, os Beatles descobrem a real importância
- fãs passam mais de dois dias, nas filas, para comprar ingressos para os shows.

Em 1966, Elvis Presley ganha três discos de ouro ao mesmo tempo com "Elvis Presley," de 1956; "Elvis, Golden Records Vol. 2", de 1958, e "Elvis' Golden Records Vol. 3. de 1959"

Em 1968, George Harrison lança seu 1°disco solo "Wonderwall Music" trilha do filme homônimo e se torna o 1° Beatle com carreira solo.

Em 1974, os Scorpions lançam o "Fly to the Rainbow".

Em 1974, Queen lança seu 3° disco de estúdio - "Sheer Heart Attack".

Em 1982, Venom lança "Black Metal", seu segundo trabalho.

Em 1986, Kreator lança seu 2° álbum "Pleasure To Kill".

Em 1994, Megadeth lança "Youthanasia", seu 6° álbum.

Em 2011, Megadeth lança "Thirteen", seu 13° trabalho.

Em 2012, Mitch Lucker, vocalista da banda Suicide Silence, faleceu após acidente de moto da noite anterior.

Em 2004, Terry Knight, produtor do Grand Funk, em seu apartamento no Texas.

Atenção pessoal que curtem um bom Rock'n Roll... tá chegando a hora do maior e melhor festival de rock do planeta! O Festival POA...